quinta-feira, 2 de junho de 2011

b) MODIFICAÇÃO DO GENOMA HUMANO

O genoma humano é o código genético humano.Basicamente é o conjunto dos genes humanos.Nele está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas células. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares.
  • Vantagens:
A sua investigação e exploração permite detectar se uma pessoa tem propensão a sofrer de certos cancros ou se um embrião herdou determinadas enfermidades graves. Os principais benefícios destas investigações só chegarão quando forem descobertas as funções de cada gene humano.
  • Desvantagens:
Os riscos referem-se tanto ao uso científico como à sua aplicação na sociedade. Os primeiros a beneficiar serão os países ricos. As grandes empresas de engenharia genética e de farmácia irão explorar este novo sector para acumularem os seus lucros.

Sem comentários:

Enviar um comentário