sexta-feira, 3 de junho de 2011

a) A GENÉTICA

  A genética surgiu no início do século XX como a ciência da hereditariedade e da variação, que procura justificar o porquê de um bebé ter ou não elementos físicos e psicológicos indênticos aos dos progenitores. Essas respostas foram encontradas nos cromossomas das células, em zonas chamadas "genes".
Mais tarde, os genes foram dissecados até ao ponto de se poder identificar neles a molécola química responsável pelas diversas características - DNA - o qual produz cada uma das proteínas que, aos milhares, dominam a estrutura e o fincionamento do organismo.
  • Cada céluna humana contém entre 50 a 100 mil genes, distribuidos ao longo de 23 pares de cromossomas.
Qualquer alteração na composição química de um gene vai resultar numa alteração da proteína respectiva, o que pode originar uma doença genética. Surge então a engenharia genética, a partir da qual se pode introduzir num ser vivo um gene que ele nao tinha e que foi retirado de outro ser vivo.
A evolução da genética permite assim ultrapassar as barreiras da prórpia Natureza e tranferir, para um ser vivo, genes de um outro que pode ser muito afastado dele. 

Sem comentários:

Enviar um comentário